Clube Nerd information network

Leitura Startup

Recentemente concluí a leitura do livro Startup, da Jessica Livingston.
O livro trata de empresas focadas em negócios relacionados com tecnologia e conta um pouco da história de cada uma delas através de entrevistas com algum de seus fundadores.

Achei interessante o foco dado pela autora, por que normalmente quando se fala de empresas de sucesso na área de tecnologia logo se lembra da Microsoft, Apple, Google, entre outras. Obviamente que a Google e a Apple também apareceram neste livro, porém o entrevistado da Google foi Paul Buchhheit, do projeto Gmail e da Apple foi o Steve Wozniak e não o Steve Jobs, como de costume.

Entre os entrevistados estão Mike Lazaridis, da Research In Motion (criadora do BlackBerry) – Sabeer Bhatia, do Hotmail – Evan Williams, da Pyra Labs (Blogger.com) – Tim Brady, do Yahoo! – Craig Newmark, da craigslist – Caterina Fake, Flickr – Charles Geschke, da Adobe Systems – Blake Ross, Firefox – Bob Davis, da Lycos – Max Levchin, do PayPal – Mitchell Kapor, da Lotus Development – Steve Perlman, da WebTV – Mark Fletcher, ONElist, Bloglines e David Heinemeier Hansson, da 37 signals.

O que mais me chamou a atenção foi poder obter a perspectiva dos próprios fundadores dessas empresas, contadas pelos próprios, e não como acontece quando leio algo que alguém escreveu sobre uma empresa ou pessoa, mesmo sem ter conhecimento ou ter vivido aquela situação.

Notei que os fundadores das empresas ou projetos citados no livro, não possuem nada de extraordinário. Apenas são pessoas comuns, porém muito determinadas e dispostas a buscar continuamente. As vezes nem possuiam um objetivo claro, perceber isso foi um alívio para mim, pois as empresas foram ajustando seus objetivos e negócios conforme demandas percebidas.

Cada entrevista é um pequeno capítulo, bem descontraído e rápido de ler, por isso Startup é uma boa leitura. :)

About

Professor de Computação do Instituto Federal Catarinense - Redes, Segurança e Gestão de Projetos

Your email is never shared.
Required fields are marked *