Clube Nerd information network

como recuperar a senha de root?

Se você perdeu a senha do usuário root de seu servidor linux essa dica vai lhe ajudar a recuperar sem precisar reinstalar o servidor. Se ficar com alguma dúvida deixe um comentário.

Assim que inicializar o PC e aparecer o prompt do grub (figura 1), pressione a tecla “e”.


Figura 1 – Prompt do grub.

Depois de teclar o “e” no prompt do grub, o sistema mostrar uma nova tela (figura 2) com as opções de kernel disponíveis (instaladas) em seu Linux CentOS. Nesse momento deve selecionar a opção de kernel que usa normalmente e teclar a letra “e” novamente.


Figura 2 – Opções de kernel.

Após selecionar o kernel, o sistema mostrará a seqüência de boot (figura 3). Escolha a opção onde está descrito algo parecido com kernel /vmlinuz-2.6.18-164.11.1.el5 ro root=LABEL=/ e teclar “e” novamente.


Figura 3 – Seqüência de inicialização.

Agora está editando os parâmetros de um dos itens da seqüência de boot, basta adicionar a instrução que apontará para o boot inicializar a bash, digite init=/bin/bash (figura 4) e tecle ENTER.


Figura 4 – Edição do parâmetro de inicialização.

O sistema apresentará a tela anterior com o parâmetro que digitou adicionado aos demais. Neste momento tecle “b”. O linux vai iniciar os recursos mínimos para que tenha acesso ao terminal (shell) e dessa forma poder alterar a senha do root.
Digite mount –o remount,rw /

Para concluir a missão de recuperação de senha do usuário root, basta agora digitar o comando passwd e depois digitar a nova senha e confirmá-la.

Reinicie seu Linux com o comando reboot ou utilize o tradicional Ctrl+Alt+Del e tente acessar com a nova senha.

Um detalhe importante que devemos saber é que o procedimento descrito nesta dica não funciona através de conexões remotas.

Abraços, até a próxima dica.

Mateus Pelloso

About

Professor de Computação do Instituto Federal Catarinense - Redes, Segurança e Gestão de Projetos

2 Responses to “como recuperar a senha de root?”

  • Boa dica!

Sérgio Murilo on abril 28th, 2010 at 16:41
  • Fala meu amigo qto tempo!!!!
    Tem um outro método que eu utilizo aqui no serviço que é colocar 1 no final da linha kernel /vmlinuz-2.6.18-164.11.1.el5 ro root=LABEL=/ dai é só dar o passdw e pronto.

    Abraços!!!!