Clube Nerd information network

Copia, Exclui, Lista e Move Arquivos

Lista Arquivos

# ls

Usado para listar o conteúdo do diretório atual.

# ls -l

O comando ls com o parâmetro -l apresenta o detalhamento dos arquivos listados no diretório atual. Os itens detalhados são permissões do arquivo, dono, grupo, tamanho em bytes, data e o nome do arquivo.

# ls -la

A inclusão do parâmetro -a faz com que o comando retorne também os arquivos ocultos do diretório corrente. Os arquivos ocultos possuem um ponto “.” no início do seu nome.

# ls -lh

Os parâmetros -lh funcionam apenas se forem associados, por que o l mostra o detalhamento e como um desses itens dos detalhe é o tamanho do arquivo em bytes, que é utilizado pelo parâmetro h, que tem a função de apresentar a informação de forma mais legível, ou seja, faz as conversões de bytes para kbytes ou de kbytes para megabytes e assim sucessivamente.

Move Arquivos

# mv arquivo1 /home/usuario1

Move o arquivo chamado arquivo1 para o diretório /home/usuário1.

# mv arquivo1 /home/usuario1/arquivo-renomeado

Move o arquivo renomeando-o simultaneamente.

# mv arquivo1 arquivo2

Move o arquivo1 para o arquivo2, na prática é utilizado com a função de renomear o arquivo.

Copia Arquivos

# cp arquivo1 /home/usuario1

Copia o arquivo chamado arquivo1 do diretório atual para o diretório /home/usuario1.

# cp arquivo1 /home/usuario1/arquivo-renomeado

Copia o arquivo renomeando-o simultaneamente.

Exclui Arquivo e/ou Diretório

# rm arquivo1

Remove arquivo ou diretório chamado arquivo1.

Lembrando apenas que este post está disponível na sessão downloads em formato PDF.

About

Professor de Computação do Instituto Federal Catarinense - Redes, Segurança e Gestão de Projetos

Your email is never shared.
Required fields are marked *