Clube Nerd information network

sincronizar arquivos em diversos computadores

Em determinado momento da minha vida acabei tendo dois computadores ou mais, normalmente um pessoal e um do trabalho. E aí começaram os problemas, como por exemplo, ter os mesmos arquivos nos dois equipamentos diferentes e mantê-los atualizados, com o menor risco possível de que cometer a bobagem de sobrepor um dos arquivos versão atual por um mais antigo.

Uma das ferramentas que utilizo para resolver esse problema é o dropbox. O dropbox é um aplicativo que permite fazer o upload de seus arquivos para uma área na Internet e a partir daí sincronizar com diversos outros computadores que tenham essa mesma conta do dropbox configurada.

Primeiro fator interessante do dropbox é que possui clientes para diversos sistemas operacionais, Windows, Linux, Mac OS X e Mobile (iphone, ipad, android e blackberry).

Alem de diversos sistemas o dropbox disponibiliza espaço de 2GB gratuitos para sincronização de arquivos. E além dessa versão gratuita oferece também planos que são pagos, com disponibilidade de espaço bem maiores, como exemplo 50GB.

Como eu preciso sincronizar diversos documentos, em 3 computadores diferentes, o dropbox me ajuda muito. Antes precisava copiar em um pendrive e transportar de um micro a outro, usando o protocolo PDPL/PDPC, ou seja, PenDrive Pra Lá / PenDrive Pra Cá. Essa comunicação via pendrives resulta em alguns problemas, como remover o pendrive com o arquivo aberto em memória, danificando-o, muitas vezes, sem chances de recuperação.

Para evitar o problema anterior, algumas vezes copiava o arquivo a ser usado para o computador e a partir daí iniciava a edição do mesmo, porém isso gera um outro problema, pois acabava esquecendo de copiar de volta para o pendrive o arquivo novo e adivinha? Quando tentava utilizar o pendrive em outro computador tinha apenas a versão antiga do documento disponível.

Um terceiro fato que ocorre, bem chato, e que muitas vezes custa dinheiro é o fato de perder o pendrive, esquecendo-o conectado a algum PC desconhecido por aí (esse ainda não aconteceu comigo, mas com diversos amigos).

Está certo que 2GB é um espaço bem pequeno para se conseguir manter muita coisa sincronizada entre os computadores, porém, com um pouco de cuidado, e foco no que é fundamental para realizar o seu trabalho e necessário ter em mais de um computador, esses 2GB são excelentes.

Entre os itens que escolhi para estar disponível no dropbox foram os slides das minhas aulas, os artigos que escrevo e os projetos acadêmicos em que trabalho. Assim, sempre que necessário tenho acesso a esses documentos de qualquer lugar. Ah, além de poder acessar nos computadores em que tenho um cliente dropbox configurado com a minha conta, posso acessar os meus arquivos pela web, independente de ter o cliente instalado e configurado com a minha conta em determinado computador. Isso garante ainda mais mobilidade e disponibilidade dos meus arquivos.

Se ficou interessado em cadastrar-se no dropbox, pode usar o link abaixo, pois este vai gerar um bônus de 250MB para a minha conta e para vc também (essa informação foi passada por um amigo que fez a inscrição através do meu link). Se sua inscrição não gerar o bônus é por que estourou a cota que é de 8 GB até onde sei, mas por enquanto ainda estou com apenas 2.5 GB.

Link para criar conta no dropbox: http://db.tt/vl8F2U2F

Abraços, até a próxima :)

About

Professor de Computação do Instituto Federal Catarinense - Redes, Segurança e Gestão de Projetos

One Response to “sincronizar arquivos em diversos computadores”

  • Larguei o pen pelo dropbox também, mas para arquivos de texto ainda prefiro o google docs.
    Abrass